A Associação dos Municípios da Região Centro do Estado/RS (AM Centro), emitiu uma nota na sexta-feira manifestando-se sobre a proposta do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), na última terça-feira, do retorno gradual das aulas presenciais no dia 31 de agosto.
De acordo com o presidente da AM Centro, Carlos Augusto Brum de Souza (PP), nenhum dos municípios da Região Central retornará às atividades presenciais, enquanto não houver o achatamento da curva de contaminação do coronavírus no Estado.
VÍDEO: Centro de Operações Integradas de segurança pública é inaugurado em Santa Maria
A nota emitida traz diversas considerações. Entre elas, a ausência da vacina contra a Covid-19 e também as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, das secretarias de Saúde e do Conselho de Medicina e dos Infectologistas de manter o distanciamento social.
- Ainda é um momento precoce para debatermos esse assunto. Não há o achatamento da curva de contaminação e ainda há muito casos. Nós não podemos colocar em risco a saúde das crianças, professores e funcionários das escolas neste momento - explica Souza.
Segundo ele, neste momento, é preciso ter consideração com a comunidade e o retorno das aulas presenciais seria perigoso. A proposta do governo do Estado é retomar as atividades presenciais em 31 de agosto, começando pela Educação Infantil.